segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Morte pede carona



Quando procuramos um carro para comprar, a lista de acessórios é uma das preocupações, pois todos querem ter mais conforto pagando menos. Direção hidráulica, ar condicionado, trio elétrico e outros itens que proporcionam bem estar no veículo estão entre os mais procurados e também há aqueles que o futuro proprietário deixa para instalar depois da compra, como rodas, som, alarme, insulfilme, etc., gastando razoável quantia no "brinquedo novo". Mas existem itens poucos lembrados, que as próprias concessionárias esquecem de enfatizar sua utilidade e esses itens podem fazer a diferença na vida, ou na morte, dos passageiros e condutor de um veículo.
Equipamentos como cintos de segurança, apoios de cabeça, barras de proteção laterais, airbags, estrutura deformável, são itens de segurança que tem a finalidade de minimizar os efeitos de um acidente e diminuir as lesões sofridas pelos ocupantes do veículo, mas só atuam depois que o pior aconteceu. A partir de 2014 todos os carros novos comercializados no país deveram ter obrigatoriamente airbag duplo, oque é muito bom, mas mostra o descaso das montadoras e do próprio consumidor, que não se preocupa com a própria segurança, pois se houvesse procura considerável pelo item, assim como ocorreu com os carros flex, as marcas já teriam adotado a incorporação do airbag como item de série e não esperariam por uma lei para ter essa atitude. Já tivemos no Brasil carros produzidos de série com itens de segurança ativa e passiva, que preveniam acidentes e  realmente protegiam a vida dos ocupantes, nos quais o airbag duplo, ABS, EBD, BAS e controle de estabilidade não eram opcionais, mas itens presentes em todos os modelos, protegendo todos os compradores da marca. Pena que o consumidor achou que era "muito caro" e o volume de vendas não contribuiu para a popularização desses sistemas.
A cultura automobilistica brasileira ainda sofre de falta de conhecimento e mitos como o de que "motorista bom não precisa dessas frescuras" contribui para o aumento de vítimas fatais e portadores de traumas provenientes de acidentes automobilisticos em nosso país, mas creio que com iniciativas como o projeto de lei que foi aprovado e agora obriga as montadoras à oferecer uma proteção à mais aos seus clientes e marcas que não pensam somente em lucros, mas também em  criar novas tendências de mercado e popularizar a segurança veicular, o consumidor brasileiro pense duas vezes antes de escolher entre um acessório que chame a atenção para sua "caranga incrementada" e um item de segurança que o mantenha vivo e sem maiores consequências.

Assista ao video e aprenda mais sobre sistemas de segurança ativa: http://www.youtube.com/watch?v=HWR79x1KW1A

Nenhum comentário:

Postar um comentário