segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Maior dos Milagres

Na sua passagem pela Terra, Jesus realizou vários prodígios, relatados pelos apóstolos nos quatro evangelhos que conhecemos, mas qual seria o maior dos milagres? Vemos relatos de curas, de multiplicação dos pães e peixes, da transformação de água em vinho, de passeios sobre as águas e pescarias surpreendentes. Também sabemos que houve transfigurações na presença de mortos, a ressuscitação de Lázaro e sua própria ressurreição após três dias. Mas muitos questionam a veracidade desses milagres e como não há provas materiais que tudo isso aconteceu, fica somente a fé naquilo que lemos na bíblia.
Se Jesus era mesmo uma divindade, não seria difícil realizar essas coisas, pois tinha o controle sobre as coisas materiais e era só usar o poder dado a ele por Deus, que criou tudo e pode fazer oque bem entender com esse mundo. Mas, se ele estava na condição de humano e assim como nós, sujeito ás limitações da matéria, seria mesmo tudo milagre, realizado por quem tinha poderes sobrenaturais. Deixando de lado sua condição de homem-deus, penso que o maior dos milagres operado por Jesus não foi nada físico, realizado por meio de forças ocultas, mas sim algo que para nós é tão difícil de realizar quanto uma caminhada sobre o mar: o perdão. Quando trouxeram até ele a mulher flagrada em adultério, estavam esperando um erro seu, para acabar com sua "farsa" de Filho de Deus e mostrar a todos que ele era apenas mais um "bebedor de vinho" como todos nós, mas tiveram uma surpresa. Jesus poderia tê-la condenado, pois havia respaldo da Lei para isso, e como a Lei tinha sido deixada por Deus á Moisés, não estaria fazendo nada que seu Pai não teria concordado. Se a absolvesse e fosse contra a Lei, estaria dizendo que Deus estava errado e poderia ser culpado de heresia, sacrilégio ou qualquer absurdo que ainda hoje se usa muito entre os religiosos de plantão. Mas Jesus resolveu apelar para a consciência de cada um, pois se apelasse para seus corações, sabia que não obteria sucesso. Todos temos "esqueletos nos armários", mas não nos damos conta disso; só quando somos lembrados e aí nos calamos, pois não há mais argumentos; foi oque aconteceu com os acusadores daquela mulher. E mesmo o próprio Cristo, que poderia fazer uso da sua condição de Filho do Criador para a repreender, preferiu dizer que não a acusaria e só aconselhou-a a não pecar mais, como alguém que aconselha a não fumar, por causa do mal a saúde. Ele correu um grande risco, pois poderia ser apedrejado junto com ela, se não soubesse dizer as palavras certas. Você seria capaz de correr esse risco por um estranho?
"Onde abundou o pecado, aí superabundou a graça" Rm 5, 20
Bem, vemos que mesmo que Jesus não tivesse realizado nada de incomum, ele era capaz de gestos e palavras fora do normal para aquela época e mesmo hoje, que temos seus ensinamentos sendo disseminados através das igrejas, da mídia e das redes sociais, não somos capazes de ações como as dele. Só quem era conhecedor do Amor Divino poderia ser capaz de tamanha misericórdia, de oferecer sua vida para salvar outra. Jesus conhecia a dureza dos corações dos acusadores, assim como conhecia o arrependimento no coração da acusada e a achou digna de sua graça, assim como achou todos nós dignos de seus ensinamentos e seu Amor. Se deixarmos de lado nosso ego, todos podemos ser capazes de milagres como esse que Jesus realizou naquele dia, enquanto escrevia na areia palavras de acusações, que deixou lá, para o vento apagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário